Janisse Graff, agricultora familiar e dirigente sindical, relembra a alegria que o programa trouxe as famílias agricultoras.
O Programa Nacional de Habitação Rural transformou a realidade do rural brasileiro, trouxe dignidade para muitas famílias de agricultores familiares e representou uma grande conquista para o movimento sindical. Infelizmente, hoje está paralisado. O grande apelo que vem do interior dos nossos municípios ainda ecoa nas pautas de luta de nossos sindicatos, pois muitas famílias ainda aguardam o momento de terem seu sonho realizado, que é de uma casa nova.
Quando olhamos para trás podemos contemplar uma grande mudança na vida rural, vemos casas novas, jardins e pomares brotarem, transformando a paisagem.
O grande anseio que move as grandes lutas por moradias dignas na roça espera ter o reconhecimento nas esferas governamentais o mais rápido possível, para que a classe trabalhadora rural possa continuar motivada a permanecer no campo, especialmente os jovens.
Com o apoio dos sindicatos, juntamente com a Fetraf, unidos com os nossos agricultores, só temos uma coisa a fazer: é continuar lutando, mobilizando e conscientizando a população de que vale a pena sonhar e lutar, pois aquele que luta, faz o sonho realizar e juntos podemos ir muito mais longe.
Para a dirigente sindical do Sintraf de Ampére, Janisse Graff “a Habitação rural é, e foi para nós, participantes diretos desse projeto, um dos melhores momentos vivenciados tanto pela classe trabalhadora, quanto para nós que operacionalizamos o projeto, fazendo acontecer, levantando as paredes da dignidade com cada tijolo da luta, fazendo com isso inúmeros sorrisos brotarem no rosto do povo, que outrora vivia abatido por não terem muitas vezes nem um lar digno para morar”, afirma Janisse.
A luta continua e a classe trabalhadora organizada ainda clama por esse projeto, na esperança de que em breve um novo dia possa nascer trazendo junto com ele a boa notícia de que as obras vão começar.