Em outubro de 2020, uma assembleia extraordinária do Sintraf de Chopinzinho, deliberou a extensão de base para Sulina. O objetivo é prestar serviços aos agricultores familiares do município vizinho e contribuir na organização dos agricultores familiares sulinenses.
Com as dificuldades da conjuntura atual, o sindicato de Sulina havia fechado as portas no ano passado. O Sintraf Chopinzinho foi procurado pelo presidente, juntamente com outras entidades, para que juntos planejassem o que poderia ser feito pelos agricultores de Sulina, pois estavam desamparados quanto representação, luta e prestação de serviço.
Após várias reuniões entre as direções, representantes da Fetraf Paraná, parceiros e assessoria jurídica, decidiu-se pela extensão de base, visando manter o sindicato de portas abertas em defesa dos agricultores familiares, renovando o quadro de associados com um bom atendimento e com a ampliação de serviços oferecidos.
Já se passaram seis meses dessa decisão e segundo Luciana Alonso Kaiser, presidente do Sintraf Chopinzinho/Sulina, “os agricultores sulinenses aderiram a proposta e estão procurando o sindicato para orientações, serviços e associando-se a entidade. Sentimos que foi tomada a decisão certa e já podemos dizer que a extensão deu certa”, finalizou Kaiser.