Jovens agricultores familiares ocuparão os espaços de discussões nos conselhos governamentais.
Na tarde desta quarta-feira (2), jovens agricultores familiares de diferentes municípios do estado do Paraná, se reuniram virtualmente para debater o protagonismo da juventude do campo, bem como sua participação nos espaços de discussões de políticas públicas para a juventude.
O encontro contou com a participação de mais de 50 jovens, vinculados à Fetraf, Fetaep, Unicafes e Central das Cooperativas dos Assentamentos; além da presença do secretário da agricultura do estado do Paraná, Norberto Ortigara; Mirian Fuckner, secretaria executiva do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – Cedraf; Luiza Dulci, uma jovem estudante, formada em economia e doutoranda em ciências sociais, desenvolvimento e agricultura.
A Fetraf Paraná foi representada pela coordenadora da pasta da juventude, Josenilda da Cruz Ferreira, acompanhada de outros jovens de sindicatos filiados à Federação. Para Josenilda, “é urgente a participação ativa dos jovens nos espaços de discussão de políticas públicas para a juventude do campo”.
A jovem Luiza Dulci, destacou a importancia da juventude ocupar os conselhos nas diferentes instâncias e discutir as demandas de forma coletiva. Duci acrescentou, que “a sucessão das propriedades da agricultura familiar é um direito da juventude e um dever do Estado”, finalizou.
Como encaminhamento do encontro estadual, definiu-se que as organizações da agricultura familiar, encaminharão ofícios indicando representantes para ocupar as cadeiras do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – Cedraf Paraná. Desta mesma forma, cada organização municipal ficou responsável de indicar representantes para os conselhos municipais.