A Fetraf Paraná parabeniza o companheiro Marcos Rochinski, pela condução da coordenação da Contraf Brasil, realizada de forma brilhante por dois mandatos.
Marcos Rochinski iniciou sua trajetória ainda jovem, participando ativamente de sua comunidade Faxinal dos Quartins, zona rural do município de Palmeira – Pr. Com 19 anos, assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira, sendo um dos presidentes de sindicatos mais jovem da história do sindicalismo.
Esteve presente nas diversas discussões do novo sindicalismo Cutista e participou, em 2001, da fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf Sul. Compôs a direção da Fetraf Sul e também a primeira direção da Fetraf Brasil, que foi fundada em 2005.
Em 2013, durante o III Congresso da Agricultura Familiar, Marcos foi eleito coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf Brasil. Ainda em seu primeiro mandato, fez parte de um processo histórico, em que a Federação transformou-se em Confederação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Contraf Brasil.
Em 2017, no IV Congresso da Contraf Brasil, Rochinski foi reeleito para a função da coordenação.
Exerceu como um verdadeiro líder a missão recebida. Procurou compreender as diferentes realidades dos agricultores familiares brasileiros; respeitando as diversidades regionais, representou com zelo toda a agricultura familiar: do Sul ao Norte, do Nordeste ao Centro Oeste, bem como o Sudeste.
Comandou com bravura, em 2015, a ocupação do Ministério da Fazenda, durante o governo da presidenta Dilma, em que a agricultura familiar solicitava fazer parte do orçamento.
Com muita coragem, no ano seguinte, esteve à frente das mobilizações em defesa da Democracia, lutando contra o golpe e impeachment da presidenta Dilma.
Da mesma forma, combateu as políticas de retrocesso do governo de Michel Temer e as maldades deste governo genocida de Bolsonaro.
Marcos Rochinski encerrou hoje (17/06), no final do V Congresso da Contraf Brasil, sua função na coordenação geral, mas continuará na direção da Confederação e nas trincheiras da luta da classe trabalhadora, defendendo os sonhos que carrega desde menino, na busca por uma sociedade justa, solidária e igualitária.
A direção da Fetraf Paraná, em nome de todos os sindicatos e agricultores familiares paranaenses, parabeniza mais uma vez, o trabalho desenvolvido por nosso companheiro Marcos Rochinski.