A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf Paraná, deu início em 2021, de um amplo processo de formação, contemplando turmas de mulheres, jovens, colaboradores e dirigentes sindicais. Com o quadro de colaboradores, a formação acontece quinzenalmente, em formato virtual e já trabalhou sete etapas.
Os temas abordados são definidos em conjunto, entre a direção da Federação e a turma de colaboradores. Dentre os assuntos já discutidos, destacam-se: comunicação, previdência social rural, elaboração de documentos oficiais e sistema de gestão e finanças. Cada etapa conta com a participação de parceiros que contribuem no aprofundamento do debate.
De acordo com Daniela Celuppi, coordenadora da pasta de formação, “o objetivo é nivelar os atendimentos nos sindicatos, trocando experiências entre os colaboradores e visando uma prestação de serviços de excelência em todos os sindicatos base da Fetraf”, pontuou Celuppi.
Para a dirigente sindical Neusa Viana, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio do Sudoeste, “esses cursos tem nos ajudado muito na organização, na parte de documentação interna do sindicato, também na prestação de serviços, além de ter melhorado a comunicação da entidade, até trazendo novos associados”, afirma Neusa. Ela finaliza agradecendo a Fetraf por esta iniciativa.
Janice Greff, do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Ampére, afirma “que este curso é excelente, na minha avaliação é nota dez. Mesmo estando há 15 anos à frente do sindicato, sempre tem algo a mais para aprender e este curso, a cada etapa, melhora nosso aprendizado e atendimento junto a nossos agricultores”, enfatiza Greff.
Novas etapas estão agendadas e a Fetraf pretende continuar com esse processo formativo, fortalecendo assim, a organização da agricultura familiar.