Proprietários podem recolher a contribuição a partir do dia 19 de julho.
Em 2021, a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) começa no dia 19 de julho, cerca de um mês mais cedo do que costuma ocorrer anualmente. O procedimento é obrigatório e deve ser feito via internet, pelo site do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Os Sindicatos da Agricultura Familiar auxiliam os agricultores na emissão. De acordo com Luciana Alonso Kaiser, secretaria geral da Fetraf Paraná, “os sindicatos historicamente prestam esse serviço”. Luciana, entretanto lamenta, a antecipação do prazo, tendo em vista que, “no ano passado, por exemplo, a emissão foi realizada no mesmo período que o Imposto Territorial Rural (ITR), facilitando a vida dos proprietários”.
O CCIR é uma contribuição anual obrigatória que os proprietários rurais devem recolher junto ao Incra, como se fosse um imposto. Na prática, o CCIR comprova o cadastro do imóvel no chamado Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), uma plataforma que reúne as informações cadastrais de todas as terras do Brasil.