Na tarde de ontem (20/09), nas dependências do Centro Cultural de Palmas – Pr, aconteceu uma assembleia que contou com a participação de dezenas de agricultores e agricultoras familiares, além de parceiros, como o Movimento Sem Terra, e deliberou pela fundação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – Sintraf Palmas, com extensão de base para o município de Coronel Domingos Soares.
De acordo com o coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf Paraná, Elizandro Krajczyk, que esteve presente no ato, “foi um momento de muita expectativa, alegria, esperança e coragem, em que os agricultores decidiram, por unanimidade, pela fundação de um sindicato autentico, que representará os anseios e enfrentará os desafios da agricultura familiar”, afirmou Krajczyk.
A assembleia aprovou o estatuto social e elegeu a primeira direção do Sintraf Palmas/Cel. Domingos Soares, que coordenará a entidade pelos próximos três anos. Como encaminhamento agendou-se uma primeira reunião para tratar de um planejamento estratégico da atuação do sindicato. Conforme Krajczyk, a Fetraf acompanhou todo o processo preparatório de organização da assembleia, juntamente com a assessoria jurídica e se colocou à disposição para futuras formações, suporte e capacitações.
A expectativa é de que nos próximos dias o Sintraf abra as portas e acolha centenas de agricultores familiares, bem como fortaleça a luta da classe trabalhadora.