A coordenadora da pasta de formação da Fetraf Paraná, Daniela Celuppi, realizou na tarde de hoje (21), a defesa de sua dissertação, que abordou o tema “Juventude da agricultura familiar e seu retorno para o campo: a trajetória de jovens de Francisco Beltrão – Paraná”. Um assunto pertinente que envolve o futuro e a sucessão da agricultura familiar.
Celuppi é mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Pato Branco e foi orientada pela professora doutora Norma Kiyota. Daniela afirma que a escolha do tema se deu pelo fato que tem inúmeras pesquisas que discutem a saída do jovem do campo, ela porém, de maneira esperançosa, enxerga a volta da juventude para o meio rural e buscou aprofundar o estudo sobre as possibilidades concretas das condições que viabilizam a volta ou a permanência dos jovens.
Em sua defesa, Celuppi ressaltou “que a escolha pela vida no espaço rural não se restringe unicamente a razões profissionais ou de renda, mas se alicerça no modo de vida, nos vínculos pessoais com o lugar, na qualidade de vida”. Ela ainda complementou que “tem um valor que vai muito além do monetário”, finalizou.
A direção da Fetraf Paraná parabeniza nossa coordenadora de formação e sabemos que sua pesquisa contribuirá para pautar a luta por políticas públicas voltadas à juventude da agricultura familiar.
Parabéns Dani!