Um requerimento foi protocolado e solicita uma agenda presencial com a Gerência Executiva, para tratar sobre os indeferimentos do auxílio doença.
Na manhã de hoje, 27, uma comissão formada por Elizandro Krajczyk, Josenilda da C. Ferreira e Anderson de L. Popoaske, esteve na agência do INSS de Francisco Beltrão – PR e apresentou à gerente local, Marcia M. Pires, uma demanda dos agricultores familiares, principalmente na demora e indeferimentos indevidos nos pedidos de auxílio doença.
Na oportunidade foi protocolado um requerimento da Fetraf PR, solicitando uma agenda presencial com a Gerência Executiva do INSS em Cascavel, para tratar, especialmente, da questão das perícias relativas ao auxílio doença.
O requerimento cita a demora para marcar perícia médica; poucos peritos e a distância para os agricultores realizarem a perícia; e, indeferimentos indevidos.
De acordo com Krajczyk, “é recorrente casos de direito negado. Há agricultores que já recebiam auxílio por mais de cinco anos e lhes arrancaram o auxílio”. Elizandro acrescenta que “não é possível um médico especialista atestar incapacidade de trabalho ao agricultor ou agricultora, mas o perito do INSS negar tal incapacidade. Não podemos aceitar isso calado”, finaliza o coordenador da Fetraf.
A gerente Marcia Pires ouviu as reclamações e se comprometeu em agendar uma reunião com a Gerência do INSS de Cascavel.
A direção da Fetraf Paraná continuará empenhada nesse tema defendendo os direitos dos segurados especiais. Elizandro afirma que outras agendas regionais deverão ocorrer no Paraná, para tratar desse mesmo assunto.