A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf Paraná repudia a atitude do Governo Federal, em fechar a unidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra de Francisco Beltrão, que atende atualmente 47 municípios da região Sudoeste e parte da região Oeste do Paraná. A decisão do governo prevê o fechamento da unidade de Beltrão e transferência para a cidade de Cascavel.
Somos radicalmente contra essa decisão, tendo em vista que distancia cada vez mais o serviço do Estado, do cidadão trabalhador, além de dificultar o acesso à informações e regularização fundiária.
Infelizmente essa prática de Estado mínimo é recorrente no atual governo, já vivenciamos isso no fechamento de agências do INSS e demais instituições. A distância do serviço público, dificulta e muitas vezes impede o cidadão em acessar seus direitos. Neste caso, por exemplo, a unidade de Cascavel irá acumular atendimentos de 88 municípios, da região Oeste e Sudoeste, tornando os atendimentos cada vez mais lentos e precários.
Sugerimos que em vez de fechar, o governo invista em estrutura e amplie seu quadro de servidores. Enquanto Federação que representa à agricultura familiar paranaense, não vamos assistir de braços cruzados os desmontes que estão ocorrendo no Estado brasileiro, mas sim, vamos somar esforços para defender um Estado forte, a serviço dos trabalhadores.