Uma parceria firmada entre o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pérola do Oeste, juntamente com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e a Pastoral da Ecologia Integral, possibilitou a retomada de um projeto que já foi executado pelo sindicato, o projeto de proteção de nascentes de água.
A metodologia empregada é o sistema solo cimento, que consiste em proteger a qualidade da água. De acordo com Paulo Czekalski, diretor do Sintraf e responsável pela execução, “a preocupação é proteger a vertente de água, garantindo a qualidade no consumo da família, porém, também orienta-se os agricultores, para cuidar das matas ciliares, topo de morro e banhados, que são os responsáveis pela manutenção dos mananciais,” enfatiza Paulo.
O padre Antônio Paulo Sagrilo participou da atividade e fez uma fala sobre a importância da conscientização ambiental. Sagrilo citou a encíclica do Papa Francisco, que trata dos cuidados que a humanidade precisa tomar urgentemente para com o Planeta Terra. Afirmou ainda, “que a criação da Pastoral da Ecologia Integral é um gesto concreto da Igreja, seguindo o apelo de Francisco,” finalizou o padre.
A administração municipal, representada pelo secretário da agricultura, esteve presente e demonstrou grande interesse em ampliar o projeto, visando a proteção de mais nascentes de água no município.
Ainda se fez presente na atividade a turma do 7º ano da Escola do Campo de Esquina Gaúcha. Os educandos puderam acompanhar o trabalho de proteção da água, ouviram as explicações feitas e dialogaram a respeito da preservação ambiental.
A família beneficiada foi do Sr. Saulo Lysike. Essa mina de água protegida, somada a outras duas, abastece todo o consumo familiar e mais dois aviários. A vazão desta nascente foi de 1000 l/h ou 24000 l/dia.