A região Sul do Brasil enfrenta uma severa crise hídrica que perdura há mais de 3 anos e, por consequência, acumula sérios prejuízos aos agricultores familiares. Muitas famílias perderam totalmente suas produções, acumulando dívidas junto aos agentes financeiros ou empresas privadas, além de resultar em desabastecimento de alimentos para o autoconsumo.
As organizações da agricultura familiar sensíveis a esse tema, construíram uma pauta de reivindicações, a qual foi entregue ao governo federal e estadual, visando mitigar os efeitos da estiagem. Entretanto, até o presente momento, nenhuma esfera governamental implementou sequer uma medida solicitada.
Nesse sentido, na noite desta sexta-feira (11), em uma plenária estadual, as organizações que representam a agricultura familiar, se reuniram de forma virtual e deliberaram pela realização de diversos atos que deverão ocorrer no dia 16 de fevereiro no estado do Paraná, no intuito de pressionar o Estado brasileiro, para que atenda o pedido de socorro das famílias agricultoras.
É hora dos trabalhadores e trabalhadoras unirem forças, irem às ruas, denunciar o descaso da classe política para com os homens e mulheres que produzem o “pão nosso de cada dia”.
“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”!