Vanderley Ziger, presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), que participou da equipe de transição do Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Agrário, do Governo Lula, será o novo secretário da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAF). Ziger esteve à frente da Unicafes desde 2017 e está na Instituição desde sua fundação, em 2005.
A missão do MDAF é trabalhar em prol da produção de alimentos, segurança e soberania alimentar, valorizando e reconhecendo os povos do campo, das águas e das florestas*. O Ministério é responsável, no governo federal, pela proposição e implementação das políticas públicas voltadas a reforma agrária e a promoção do desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do segmento rural constituído pelos agricultores familiares.
Entre os *destaques de sua gestão na SAF, Ziger aponta que suas ações serão norteadas no combate à pobreza rural e a geração e agregação de valor e que trabalhará políticas em harmonia com as demais secretarias do MDAF*. Ele elenca às políticas de crédito; assistência técnica; Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP); Agroecologia, entre outros.
É uma grande responsabilidade estar à frente desta pasta, bem como uma alegria e um desafio ter a oportunidade de contribuir para melhorar ainda mais a vida das pessoas que representamos. Sabemos que a SAF é uma vitrine dentro no Ministério e trabalharemos para fazer e gerir grandes políticas nacionais*, ressaltou Ziger.
Ele enfatizou ainda que leva o conhecimento e a bagagem que adquiriu na Unicafes. *Aprendi a importância de pensar o coletivo para construir o cooperativismo. As cooperativas da Unicafes foram a base para que esse trabalho fosse reconhecido*, diz.
Fonte: Unicafes