As 30 toneladas de sementes dos coquetéis de plantas de biodiversidade e biomassa, já estão sendo entregue às 200 famílias beneficiárias do projeto Da Terra à Mesa, no estado do Paraná. No contexto do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças e Grãos – SPDH+, as plantas de cobertura e adubação verde, assumem um papel estratégico e multifuncional na transição agroecológica. Sua importância transcende a fertilização do solo: elas são agentes fundamentais na construção da saúde de planta e do agroecossistema como um todo, além de contribuírem para a autonomia e resiliência da agricultura familiar.
Segundo a coordenadora estadual do projeto Da Terra à Mesa, Angélica Servegnini, “a avaliação do solo, com orientações para o manejo químico e físico, e o plantio dos coquetéis de sementes fazem parte da primeira etapa técnica de implementação do Método SPDH+ para a transição agroecológica da agricultura familiar”.
O termo SPDH+ é uma ampliação conceitual e metodológica, consolidado como uma práxis de transição agroecológica voltada à agricultura familiar. O sistema é mais do que uma técnica agrícola: é um método político-pedagógico e técnico-científico que visa a transformação do modo de produção, promovendo a saúde da planta, da alimentação e das relações sociais nos territórios.