No dia 15 de dezembro, aproximadamente 600 agricultores/as familiares se reuniram no município de Nova Prata do Iguaçu, para celebrar uma década de história da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Fetraf Paraná.
Na parte da manhã diversas lideranças de organizações parceiras e autoridades, prestaram sua homenagem à Federação. Durante a tarde, o público acompanhou as finais dos festivais de culinária e música, além do concurso de fotografia da agricultura familiar.
Origem da Fetraf
A Fetraf nasce de um sonho de homens e mulheres que pensavam numa sociedade diferente, num campo com gente, gente com direitos e com dignidade. Sonhavam com um Projeto Alternativo de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, com produção de comida para alimentar a população brasileira.
Sonhavam com um novo sindicalismo: autêntico, classista, combativo, democrático e de luta. Esse novo sindicalismo foi construído a partir dos massivos trabalhos de base realizados, principalmente, pelas Comunidades Eclesiais de Base, a Comissão Pastoral da Terra e a Assesoar.
A Fetraf Paraná é fruto desse sonho que se inicia na década de 1970, com as oposições sindicais, contrárias ao sindicalismo oficial e assistencialista; se consolida nos anos 80, com a luta pela terra, pelas Diretas Já, pela previdência, pelo crédito e pela participação na nova Constituição Cidadã.
Através das articulações por dentro dos Departamentos Rurais da CUT, nasce na década de 90, o Fórum Sul dos Rurais da CUT, que se tornou, em 2001, na FETRAF SUL. Mais tarde, em 2013 foi fundada a FETRAF-PARANÁ/CUT, que contou com a participação de mais de mil agricultores/as familiares.
Atualmente a Federação é composta por 60 sindicatos filiados, alguns com abrangência microrregional, organizados em 06 microrregiões, abrangendo aproximadamente 100 mil famílias.
Nesta década de existência foram realizadas quatro Caravanas da Agricultura Familiar, com o propósito de debater os desafios e construir pautas propositivas referente ao acesso à terra, ao crédito, ao meio ambiente, a previdência, a sucessão familiar, a geração de renda, a habitação rural, dentre outras.
Os sonhos semeados há mais de 40 anos, germinaram e frutificaram. Destacamos aqui, alguns frutos conquistados e colhidos pelo Novo Sindicalismo da Agricultura Familiar: a Previdência Rural, o PRONAF, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF), o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
Fetraf Paraná semeando esperança, colhendo sonhos.